terça-feira, 6 de março de 2018

PROGRAMAS CULINÁRIOS: NEGROS E NEGRAS FORA DA TV BRASILEIRA

Na televisão brasileira o negro e negra são personagens ligados aos trabalhos domésticos ou à criminalidade. Se faz parte de uma família que discute o racismo as pessoas tem baixa autoestima, por exemplo a família negra da novela Carinha de Anjo. 

Segundo a mentalidade da sociedade brasileira a negra pode protagonizar a empregada doméstica, desde que não seja protagonista.  Tomando como exemplo do várias vezes premiado filme Que horas ela volta? protagonizado por Regina Casé, ela é a empregada doméstica. Por que não uma atriz negra para protagonizá-lo?

Se mulher negra pode protagonizar empregadas domésticas, será que não existe uma que possa fazer programas culinários? Não, quem pode é loira Ana Maria Braga e Palmirinha Onofre. Hoje assistindo tv no consultório médico vi o programa Mais Você e um quadro chamado Jogo de Panelas 24. Se negra podem ser empregadas doméstica, apenas uma negra pode participar deste quadro. Só tinha uma mulher negra. Então me pergunto. Quando uma mulher negra pode fazer alguma coisa na TV brasileira. Já respondi acima.

Interessante que a Rede Globo de TV debate o racismo e a homofobia apenas nas novelas, mas não põem em prática no cotidiano.



Todos os apresentadores de programas culinários da TV brasileira são brancos e concordando com a matéria A cor dos apresentadores de Tv no Brasil, podemos ter uma breve menção sobre isso! Deve ser por que negros e negras não gostam de apresentar programa no Brasil. Mas nesta fotografia existem dois homens negros e uma mulher negra, mas apenas a negra é a mulher por ter a pele mais escura.

Rosi Barreto
Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário