terça-feira, 4 de abril de 2017

LUKE CAGE: EXISTE NEGRO BONITO NO BRASIL PARA PRODUÇÃO DE UMA SÉRIE COM UM NEGRO PROTAGONISTA?

No Brasil não existe racismo. Todos dizemos que vivemos numa democracia racial, mas os negros ainda são os que ocupam os maiores níveis de desemprego, analfabetismo e mais de 60% da população carcerária do Brasil. Se o negro é a maioria, por que está em minoria nos postos de destaque. Algo está errado, mas a nossa sociedade insiste em afirmar que nós negros somos o problema.

Mas vim aqui falar de séries originais Netflix. Não sei estudar sem ouvir alguma coisa e estou assistindo os filmes e séries que compõem o universo Marvel e dentre elas Luke Cage, composta por atores negros no seu elenco. O protagonista negro. Ver imagem abaixo:

  Fonte: Fábrica de Jogos

O protagonista é Mike Randal Colter, um ator negro estadunidense. Negros e brancos são bonitos e feios, até por que a beleza depende de quem vê. Mas no Brasil a feiura é negra e a beleza é branca. O ladrão é negro, mas os políticos em sua maioria é corrupto são brancos e ninguém questiona. E estes são os terroristas brasileiros, colocam o povo a cada dia em situação difícil. Mas mudemos de assunto.

Luke Cage é um humano geneticamente modificado e surge na década de 1970 como um super-herói. Ele é negro! Mas, qual era a situação do negro no Brasil nesta década e como continua hoje. E na mídia e no cinema e na televisão. Vejamos só falarei das séries originais da Netlfix.

A Netflix contacta a Add Casting para selecionar atores negros para uma série brasileira com protagonistas negros, mas em se tratando de negros brasileiros aparecerem em algum lugar de destaque, incomoda muito. Sigamos, qual a resposta da empresa? Primeiro vejamos os efeitos da terceirização e a justificativa para a seleção de atores negros pela empresa. Vejam: 



 Num país com dimensões continentais como gostamos de dizer, é difícil encontrar negros bonitos. Incrível!

A Netflix responde só lamento, não pode interferir no racismo brasileiro.

E assim a Boutique Filmes, produtora oficial não sabia do fato, como sempre! Se soubesse?

Enfim, a série saiu, como vivemos num país democráticos, dentre os protagonistas existem alguns negros depois de tanta polêmica.

Voltando a Luke Cage. A série visibiliza excelentes atores negros em seu elenco, mostra a história de negros que lutaram pelos direitos civis estadunidense assim como valoriza os moradores do Harlemes que lutaram mesmo que de forma equivocada pelo seu território. Ali podemos ver questões políticas, violência urbana e pessoas dispostas a fazer do Harlem um lugar melhor. Será que um dia teremos uma série brasileira da Netflix que mostre a história dos negros descendentes de africanos brasileiros e valorize o negro brasileiro?

Não apenas na Netflix, será que em alguma produção brasileira terá alguma produção que possa criar histórias com situações que não sejam apenas sexo, drogas e muitos palavrões e que os negros não apareçam apenas como ladrão, drogado e a mulher como objeto sexual?

Não é o complexo de vira latas falando, mas o de sentir falta de algo que nos represente de forma positiva na mídia que não seja a operação Lava jato.

Obrigada e boa leitura1

Rosi Barreto





Referências

Mais de 60% dos presos no Brasil são negros. https://www.cartacapital.com.br/sociedade/mais-de-60-dos-presos-no-brasil-sao-negros.

E-mail de seleção de atores para série brasileira causa polêmica na web. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/10/selecao-de-atores-para-serie-brasileira-do-netflix-e-acusada-de-ser-racista.html.

Netflix repudia agência de atores brasileira que procurou 'negro bonito' para elenco. http://www.huffpostbrasil.com/2015/10/30/netflix-repudia-agencia-de-atores-brasileira-que-procurou-negro_a_21695325/.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário