sexta-feira, 9 de setembro de 2016

NO BRASIL DA INCLUSÃO, NÃO SE TRANSMITE A ABERTURA NEM COMPETIÇOES DOS JOGOS PARALÍMPICOS!


O Brasil é único país do mundo que todas as pessoas são iguais. Também o único lugar no mundo onde não existe racismo. Temos leis maravilhosas inclusive uma específica para a inclusão de pessoas portadoras de deficiências. Mas, a lei só repercute bem quando cai sobre uma base sólida. Não é o caso da sociedade cordial brasileira, aquela que finge que está bem quando não está, fingindo que aceita negros(as) e pessoas portadoras de deficiência. Uma sociedade quase inteira vivendo na negação. Este é o tipo de atitude vergonhosa de pessoas que não querem progredir. Querem sim falsificar a realidade.
Depois das jogos olímpicos de 2016 o governo fez uma ampla propaganda na televisão sobre a inclusão, até a Revista Vogue utilizou dois artistas normais e com o uso de fotoshop seus rostos foram colocados no corpo de dois atletas deficientes para fazer publicidade. Ambos famosos foram os padrinhos do evento e disseram que emprestaram os seus rostos para divulgarem melhor os jogos. 

Entendendo o caso.
Primeiro: O (a) famoso(a) brasileiro(a) quer aparecer em tudo, todos querem, mas fazer de fato algo de positivo, são raros. difícil encontrar um famoso brasileiro fazendo um ato solidário. Neste caso Cleo Pirea e Paulo Vilhena, são embaixadores do Comitê Paralímpico Brasileiro. Não sei por que, mas... Por isto, fizeram parte da campanha da Revista Vogue e foram retratados como pessoas portadoras de deficiência. Ela amputada o braço e ele a perna. O lema da campanha é: "Somos todos paralímpicos". Já começa por aí a farsa por que todos não somos paralímpicos numa sociedade excludente, onde apenas a emissora SportTV 2 e 3 abriram transmitiram as competições, inclusive pela internet. Os canais abertos apenas informavam os resultados com chamadas rápidas. É digno de nota, que a TV Brasil no dia 11 de setembro, também transmitia os jogos paralímpicos, exceto pela internet por causa da lei de direito de transmissão.

Nos casos acima, a população brasileira que pretenda assistir aos jogos e não possa pagar a entrada nos estádios também são excluídos(as). 

Segundo: a atriz Cleo Pires se colocou no corpo de Bruna Alexandre do tênis de mesa e Paulo Vilhena no de  Renato Leite do "vôlei sentado". Por que não poderiam ser os próprios atletas se somos todos paralímpicos? Mas a velha justificativa brasileira, em outro momento os atletas aparecerão. Será? Por que os famosos que já aparecem cotidianamente, inclusive a atriz Cleo Pires que constantemente posta fotografia nua no seu instagram, não oportunizou a paratleta? E Paulo com uma carreira artística sólida não precisa disto. É digno de nota que esta iniciativa não foi bem vista pelos paratletas, nem pelas outras pessoas. Mas, como todo brasileiro quer dar o seu jeitinho eles deram o de justificar o injustificável.

Terceiro: Somos todos paralímpicos, mais uma mentira brasileira. A finalidade dos jogos, apenas ganhar dinheiro, beneficiar empresários e empresas imobiliárias, além  de vender ingressos. Os gestores públicos da cidade que desde o ano de 2009 tinha certeza de que sediaria o evento, não tornou a cidade adaptada. Existe a maior dificuldade para os atletas e outras pessoas portadoras de alguma deficiência acessarem o local devido a inadaptabilidade. Para remediar o problema e claro uma alternativa mais barata a o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) lança uma cartilha para orientar turistas e demais, atletas também. Por que? É mais barato orientar e dizer que está fazendo alguma coisa do que adaptar a cidade e orientá-los para encontrarem locais onde poderão gastar mais. Os jogos passarão e o legado não ficará, pelo menos para as pessoas portadoras de deficiência.

Quarto: temos uma lei brasileira de inclusão, que defende os direitos das pessoas portadoras de deficiência, sobretudo é destacada como o Estatuto das Pessoas Portadoras de Deficiência. Será? E os direitos das pessoas a terem uma cidade adaptada, mesmo sendo o Rio a cidade-sede dos jogos não se tornou assim. Mais uma lei para não sair do papel e tornar o brasileiro um sub-cidadão. Aquele que tem apenas direitos de sustentar os políticos nos seus cargos públicos e trabalharem 5 meses do ano apenas para pagar impostos.

Quinto no site da Rio 2016 um vídeo diz que o Brasil é uma potência os paralḿpicos, mas onde está a divulgação e a transmissão das competições? O próprio site das das paralimpíadas invisibiliza a imagem dos atletas se quisermos vê-los, apenas um link nos direciona para conhecermos o (a) paratleta. E para finalizar, por que somos todos paralímpicos e não somos racistas, a minoria dos paratletas brasileiros também são negros(as)


Referências

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>.

Campanha de revista sobre Paralimpíadas gera revolta em pessoas com deficiência. <http://delas.ig.com.br/comportamento/2016-08-24/pessoas-com-deficiencia-campanha-vogue.html>

Bem vindo ao blogue!
Boa leitura!
Rosi Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário