quarta-feira, 3 de agosto de 2016

RIO2016: ONDE ESTÁ O BRASILEIRO(A) NEGRO(A) E ATLETA OLÍMPICO?

 No ano de 2009 a população brasileira ficou feliz e até chorou de felicidade ao ser informada de que o Rio de Janeiro seria Cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A defesa do Rio foi "a tese de que deveria ser escolhida pelo ineditismo do local e pelo positivo momento econômico. "Os Jogos Olímpicos no Rio serão inesquecíveis, pois estarão cheios da magia e da paixão do povo brasileiro". Estavam no páreo Chicago (EUA) Tóquio (Japão), Rio de Janeiro (Brasil) e Madri (Espanha). 

O grupo de trabalho do Comitê Olímpico Internacional avaliou que Tóquio  perdeu o favoritismo pela baixa aceitação popular. Chicago por motivos orçamentários e financeiros e estrutura da cidade. Já Madri apresentou problemas na legislação anti-dopping e a estrutura do comitê local. Assim, o Brasil com um projeto elogiado conseguiu ser o primeiro local da América do Sul a sediar os jogos.

Aí começam os nossos problemas. O(a) brasileiro(a) consegue a proeza de convencer os outros(as) de que sempre tem razão em tudo e está certo em tudo, mesmo quando está errado e tendo plena certeza disto. O Brasil nunca esteve em condições para sediar nenhum evento de porte internacional. O vídeo postado no you tube por uma brasileira morando nos EUA/USA é a  prova concreta do desgoverno brasileiro e das condições caóticas em que vive a população. Mas, o Brasil e os brasileiros tinham a necessidade de aparecer para o mundo. Certamente imaginávamos que estávamos vivendo na época da colônia quando as notícias levavam muitos dias para serem veiculadas. Ou, que tínhamos a capacidade de enganar o mundo como os governantes enganam os brasileiros(as). Ou ainda que a população internacional é idiota.


Ao assistirem ao vídeo acima os(as) brasileiros(as) ficaram indignados com a narrativa, acusando a jovem de ser representante da elite brasileira e falar mal do Brasil. Ah! Falar a verdade para o brasileiro(a) é falar mal.


Enfim, em meio a grande protesto aconteceu a Copa das Confederações no ano de 2013 e a Copa do Mundo no ano de 2014.  O governo democrático brasileiro decidiu desrespeitar a população para sediar estes jogos. Seguiu-se em frente afirmando que o Brasil e o Rio de Janeiro eram capazes de sediar os Jogos Olímpicos. E continuam afirmando mesmo quando o New York Times fotografa um cadáver humano na Baía de Guanabara.

Os governantes brasileiros continuam afirmando que o Brasil tem condições de sediar os eventos supracitados, mesmo quando a realidade e a mídia internacional constatam o contrário. não é diferente quanto ao racismo. O Brasil continua afirmando não ser racista. Ressalta ser um país miscigenado e que todos são iguais negros e brancos. Mas, pesquisas da Anistia Internacional reage a esta afirmação no que o vídeo abaixo é enfático. O Brasil é o país no mundo que mata mais jovens negros e com o apoio da sociedade que se diz antirracista e democrática.


Nos Jogos Olímpicos de 2016 a participação do Brasil será maior de todas os jogos anteriores. Tem uma delegação composta de 465 atletas. Mas a minoria são negros(as). A participação do(a) atleta negro(a) está nas modalidades Atletismo, Basquetebol, Levantamento de peso e em alguns outros é a minoria. Como se explica num país não racista, com maioria da população negra, não existirem pelo menos a metade destes(as) atletas negros(os)? Algo erado está acontecendo. Ou o país não apoia, ou os negro(as) não gostam de praticar esportes e também não gostam de assistir aos jogos, por que minoria  negra está nas arquibancada como torcedores, mesmo nas partidas dos Jogos da Copa das Confederações e do Mundo e o fato se repetirá nas Olimpíadas de 2016. Estamos vivendo cotidianamente o racismo institucional.

É possível encontrar o negro da pele clara por que o negro da pele escura é sempre confundido com ladrão e traficante. Se for morador(a) da periferia a coisa piora mais ainda. A maioria negra não tem ainda no século XXI a oportunidade de ascender em lugar nenhum na sociedade. O(a) negro(a) da pele escura brasileiro encontra obstáculo em todos os lugares que estiver. A Imagem abaixo, do site do governo destaca os(as) atletas. Quantos deles são negros?



O(a) negro(a) nos Jogos Olímpicos de 2016 está para o negro(a) na sociedade brasileira, invisibilizado, descartado e sempre minoria, por que ser pardo no Brasil é não ser negro. Temos um problema sério de identidade. Como o nosso racismo é um crime perfeito e concomitantemente cirúrgico, a culpa sempre é do(a) negro(a) e muitos destes creem nisto. Mas, a verdade é que o Brasil é a terra das oportunidades para os não-negros haja vista a situação dos imigrantes haitianos. Na matéria do G1 intitulada - 'Com relatos de preconceito e falta de emprego, muitos haitianos deixam SC', podemos verificar a capacidade da população brasileira ser nociva e violenta para os(as) imigrantes negros(as) seja ele turista, estudante, consulesa e a população negra brasileira.

Nem a consulesa francesa escapou do racismo brasileiro. Na matéria intitulada - 'Negra, consulesa da França em São Paulo não é exceção ao racismo à brasileira'. É assim, podemos sediar os Jogos Olímpicos de 2016 e não somos racistas! 

Está na horados brasileiros e brasileiras encararem os seus problemas internos e descortinar a verdade para si, e resolver o problema da exclusão dos negros e negras brasileiros(as). Só existe capacidade de mudar quando se encara a verdade de frente e tem a capacidade de encarar os erros para acertar. Enquanto estivermos vivendo sob o manto da 'cordialidade brasileira' a nossa situação não mudará nunca. E jamais alcançaremos a democracia que alardeamos aos quatro ventos. Chega de viver de mentiras e teatralizando a realidade. Quem pensa que engana o pŕoximo está enganando a si mesmo.



Referências:
Brasil Rio 2016. <https://www.google.com.br/search?client=ubuntu&channel=fs&q=ATETAS+BRASILEIROS+NAS+LIMPIADA+SD+E2016&ie=utf-8&oe=utf-8&gfe_rd=cr&ei=fsihV8TxK7HL8geDq734Cg#gfe_rd=cr&mie=oly%2C%5B%22%2Fg%2F11c44dszp5%22%2C3%2C%22a%22%2C1%5D>.

Eleição da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_da_cidade-sede_dos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2016>.
Rio é escolhido como cidade-sede da Olimpíada de 2016. http://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,rio-e-escolhido-como-cidade-sede-da-olimpiada-de-2016,444804>

Com relatos de preconceito e falta de emprego, muitos haitianos deixam SC. <http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/07/preconceito-e-desemprego-fazem-haitianos-deixarem-sc-tratam-mal.html>.

Negra, consulesa da França em São Paulo não é exceção ao racismo à brasileira.<http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-11-20/negra-consulesa-da-franca-em-sao-paulo-nao-e-excecao-ao-racismo-a-brasileira.html>.

Rosi Barreto.
Boa Leitura!
Obrigada por visitar o blogue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário