segunda-feira, 4 de julho de 2016

CABELO DE CHAPINHA: A AVERSÃO AO ESTEREÓTIPO DA MULHER NEGRA


Estive há algum tempo lendo no tícias na internet e me deparei com uma polêmica, a música Cabelo de chapinha de Bel Marques. Interessante que o tempo passa e as pessoas não conseguem se livrar do racismo. Pior, quando corrigem o ato racista, fica mais feio, do que no momento que o ato aconteceu, mais feio do que assumir o racismo. 

O cantor rebate a crítica dizendo que tem uma história no cenário musical baiano e que respeita todas as fãs e que não faria nada diferente. Ainda destaca os 36 anos de carreira provando que gosta de fazer o povo sorrir, dançar e cantar, haja vista a sua aceitação no Brasil. Ele ainda explica que a música destaca a gentileza e forma de amor do parceiro pedindo com carinho à companheira que ela se arrume a contento.  O compositor como muitos brasileiros que naturalizaram o racismo que a forma de amor expressa por ele é castradora da naturalidade dos cabelos da maioria das mulheres e homens negros. Na forma de expressão amorosa ele diz: [...] mas, eu só gosto de cabelo de chapinha. Se for natural, crespo ele não gosta. Desta forma com o seu amor, para a companheira estar junto só pode se form de cabelo de chapinha. Fica clara a aversão aos cabelos crespos dos negros e negras.

Compreendo também que num país onde o racismo é naturalizado, ele só não tem condições de entender que está pedindo que a sua amada se estreotipe alisando o cabelo.  Como ele mesmo afirma que faz o público brincar , dançar e cantar, a forma de lidar com o negro(a) é uma piada, é o negro(a) servindo para o divertimento alheio. 

Segue abaixo para melhor análise a justificativa do compositor Bell Marques
A minha história mostra que jamais desrespeitei o meu publico através do meu trabalho. Tenho muito orgulho do que faço, respeito muito todos os meus fãs e jamais faria algo diferente. Os meus 36 anos de carreira estão aí para provar que eu sempre levei alegria cantando canções que fazem o povo sorrir, dançar e cantar. Não é à toa que sou considerado um dos artistas que mais atrai multidões e isso me enche de orgulho.
Essa música nova, “Cabelo de Chapinha”, está sendo cantada nos quatro cantos do Brasil e isso mostra sua aceitação sem "mas" nem "porquês". É uma canção na qual o compositor se inspirou em um personagem que adora sua parceira e lhe pede, com carinho, que se arrume do jeito que ele gosta. Muito boa essa forma gentil que o compositor encontrou para enaltecer sua amada e que deveríamos aplaudir, pois essa é a mensagem da música: gentileza e amor. Tenho certeza que foi dessa forma que grande parte do público entendeu, por isso a música teve uma aceitação tão rápida.
Peço desculpas, em nome dos compositores, para aqueles que não conseguiram compreender a sua intenção. Mas, tenho certeza de que agora ficará tudo mais claro, pois, pra se falar de amor não precisa dizer “Eu te amo”. Cada um se expressa como sabe".

Não sei a quem os brasileiros querem enganar ainda na era da tecnologia. Esquecemos que a era da notícia que era veiculada de navio chegou ao fim. Agora elas andam na velocidade da web, da internet. E fica feio a nossa mentalidade ser divulgada pelo planeta. A nossa mentalidade está muito atrasada ainda, haja vista a composição do artista Bell Marques. O racismo brasileiro é tão naturalizado que o pior de tudo é que alguns brasileiros dizerem que não viram nada de mais na letra da canção.

Segue abaixo a composição em análise breve!

CABELO DE CHAPINHA
Bell Marques

Minha nega, vai lá no salão faz aquele corte que seu nego gosta de te ver / 
Me trás seu coração, porque essa noite só vai dar eu e você
 Com esse amor ninguém pode/ Só água na cabeça / Pra apagar o fogo /  
Ô mainha, mas eu só gosto do cabelo de chapinha, mainha
 Ô tá liso, tá lisinho. Tá liso, tá lisinho
 Tá liso, tá lisinho. Tá liso, tá lisinho
 Ô mainha, mas eu só gosto do cabelo de chapinha, mainha
 Ô tá liso, tá lisinho. Tá liso, tá lisinho
 Tá liso, tá lisinho. Tá liso, tá lisinho

Nova letra e novo título da música"Minha Deusa" depois da polêmica causada:
Confira a nova letra da música "Cabelo de Chapinha"

Com esse amor ninguém pode
Só água na cabeça

Pra apagar o fogo
Cabelo crespo, cabelo liso, cabelo black, cabelo loiro
Minha Deusa, dia de salão
Lindo é seu jeito, todo mundo gosta de te ver

Me traz seu coração
Que esta noite só vai dar eu e você
Com esse amor ninguém pode
Só água na cabeça
Pra apagar o fogo
Ô, mainha,
Eu também gosto do cabelo de chapinha, mainha
Tá lindo, tá lindinho, tá lindo, tá lindinho

Primeiro que as letras são simplesmente sem nexo algum. Acho que na composição modificada o autor quer dizer que gosta de mulher com todo tipo de cabelo. Contrário da primeira que advertia que só gostava de cabelo de chapinha, caso fosse o crespo natural não daria certo. [...] mas, eu só gosto de cabelo de chapinha. Esta composição foi modificada e o cantor assinou um termo no Ministério Público para oficializar a modificação.


Mas existem composições como a de Lazzo Matumbi que valorizam a população negra, a pele negra e a forma de discriminação enfrentada pelo(a) negro(a) soteropolitana, mas concomitantemente ser a alegria da cidade, título da música. É o diferencial entre quem sente o que canta e sabe o que canta quando direciona uma canção para a população negra brasileira. É possível ver aqui  a diferença de quem sente o que é valorização e de quem não sente isto por meio da arte, da música, o valor da cultura africano-brasileira. Comparemos então a música 'Alegria da Cidade' que valoriza o negro sem deixar de refletir sobre o racismo que ele passa na cidade de Salvador, para a música 'Cabelo da Chapinha' a cima que, segundo o seu compositor, depois da polêmica causada, destaca que quis valorizar a mulher negra. A emenda saiu pior do que o soneto.

Alegria da Cidade bela e profunda composição de Lazzo Matumbi logo abaixo e a de Bell Marques logo acima. Ah! mas, tem um adendo. O segundo é branco e o primeiro é preto e militante. Por que adendo? O branco brasileiro é o porta-voz do preto e acha que tudo que faz é sem má intenção,sempre uma brincadeira.

A minha pele de ébano é...
A minha alma nua
Espalhando a luz do sol
Espelhando a luz da lua (2x)

Tem a plumagem da noite
E a liberdade da rua
Minha pele é linguagem
E a leitura é toda sua

Será que você não viu
Não entendeu o meu toque
No coração da América eu sou o jazz, sou o rock

Eu sou parte de você, mesmo que você me negue
Na beleza do afoxé, ou no balanço no reggae

Eu sou o sol da Jamaica
Sou a cor da Bahia
Sou sou você e você não sabia

Liberdade Curuzu, Harlem, Palmares, Soweto

Nosso céu é todo blue e o mundo é um grande gueto

Apesar de tanto não
Tanta dor que nos invade, somos nós a alegria da cidade
Apesar de tanto não
Tanta marginalidade, somos nós a alegria da cidade (2x)

Referências
Bell Marques muda o nome da música polêmica 'Cabelo de Chapinha'.http://ego.globo.com/famosos/noticia/2015/12/bell-marques-muda-o-nome-da-musica-polemica-cabelo-de-chapinha.html 

Beel rebate críticas em rede social após música 'Cabelo de Chapinha'.http://g1.globo .com/bahia/musica/noticia/2015/12/bell-rebate-criticas-em-rede-social-sobre-musica-cabelo-de-chapinha.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário